CDL Euclides da Cunha

quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Confira sete maneiras inteligentes de aproveitar o 13º salário

Deacordo com uma recente pesquisa realizadapelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo Portal Meu Bolso Feliz, 80%dos consumidores entrevistados pretendem gastar parte ou todo o seu 13º salárioem compras de Natal. Somente 46% entre aqueles que não vão gastar o valorcom as festas de final de ano planejam poupá-lo ou investi-lo. "Estedinheiro que está 'sobrando' e que, frente às tentadoras promoções de Natal,acaba sendo usado para compras, poderia ser poupado e aplicado, virando umrecurso para situações de emergência financeira ou mesmo para realizar um sonhoa longo prazo", explica o educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz,José Vignoli.

Deacordo com o especialista, aproveitar o 13º de forma inteligente não significanecessariamente abandonar as compras de Natal. "É possível gastar parte dovalor em presentes e comemorações. O consumidor só precisa lembrar que, sepossui dívidas, o melhor uso para este dinheiro é quitá-las, garantindo umamaior tranquilidade financeira no ano que chega", explica.

Vejaabaixo como usar o 13º salário a seu favor e tirar o melhor desse dinheiro queé sempre tão esperado e bem-vindo:

1- QUITE E RENEGOCIE SUAS DÍVIDAS

Segundoa pesquisa do SPC Brasil, 21% de quem não pretende utilizar o 13º em compras deNatal usará a grana para quitar dívidas e organizar as finanças. Essa é uma dasmaneiras mais inteligentes de utilizar o dinheiro extra. Saldando dívidasantigas você começa o novo ano sem tantas contas para pagar. No entanto, não éporque tem o dinheiro na mão que dispensará negociações. Tente renegociar ovalor ou mesmo um abatimento com o banco ou com o seu credor.

 

2- FUJA DOS JUROS

Comprasparceladas também são dívidas. Caso tenha feito alguma compra parcelada comjuros neste ano, tente adiantar o pagamento do máximo de parcelas queconseguir, diminuindo o valor total a ser pago. Se for possível, quite todas asparcelas logo de uma vez.

 

3 - PAGUE IMPOSTOS DE INÍCIO DE ANO

IPVA,IPTU, material escolar... São muitas as contas a serem pagas no começo do ano.Elas podem ser quitadas com a ajuda do 13º. Então, antes de correr para oshopping, reserve a quantia necessária para cobrir essas despesas sazonais.

 

 4- POUPE SEU DINHEIRO

Semdívidas? Então esta é uma ótima oportunidade para, finalmente, abrir umapoupança - ou engordar a que você já possui. Mais uma vez: não é precisoreservar todo o dinheiro para esse fim. No entanto, quanto mais dinheiro tiverna poupança, maior será o seu rendimento mensal. Lembre-se que a vida estácheia de imprevistos e que precisamos estar financeiramente preparados paraeles. Dessa forma, o hábito de poupar é essencial. Pense na tranquilidade de possuir uma reserva financeira e use esse sentimento para motivá-lo apoupar.

 

 5 - FOQUE EM SEUS SONHOS

Sabeaquele objetivo difícil de alcançar porque você não consegue guardar dinheirotodo mês para realizá-lo? Pois bem, que tal guardar o 13º para isso? Mesmo quenão seja possível tornar esse sonho real com apenas um salário extra, você podedefinir como meta guardá-lo todos os anos em uma poupança especificamente paraajudá-lo nessa missão. Você só precisa se organizar ao longo do ano para nãousar esse dinheiro para outros fins.

 

6- NÃO GASTE MAIS DO QUE 20% DO 13º

NoNatal, a publicidade se torna ainda mais agressiva: sugestões de presentesincríveis, decoração iluminada, produtos específicos para tonar a mesa maisfarta. Tanta propaganda tem como objetivo fisgar seu 13º salário. E, sim, édifícil resistir. No entanto, não é impossível. O ideal é que as compras deNatal caibam no seu orçamento de dezembro sem que você precise mexer em seusalário extra. Se isso não for possível, procure não gastar além de 20% do seu13º nos festejos de final de ano. Torrar tudo é desnecessário - a menos quevocê não tenha dívidas e já tenha dinheiro suficiente guardado para se dar aesse luxo.

 

7- NÃO SEJA O PAPAI NOEL

Nestaépoca o que realmente importa é estar junto de quem gostamos, rever pessoasqueridas e celebrar. O presente é apenas uma parte desta comemoração. Sendoassim, por que gastar tanto com super presentes? Uma lembrancinha passa amensagem de carinho da mesma forma. Fazendo isso você economiza o 13º para oque for prioridade, como quitar dívidas e investir em sonhos. Acredite: vocênão será o único. Segundo pesquisa do SPC Brasil, o percentual de brasileirosque pretende gastar menos para presentear no Natal deste ano aumentou para 33%,em comparação aos 13% do ano passado.



Fonte: Assessoria de Imprensa do SPC Brasil

Por: CDL Euclides da Cunha
Publicação vista 762 vezes



segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
Notificações de ofertas de aplicativos de lojas são os que mais estimulam às compras por impulso na internet, aponta estudo CNDL/SPC Brasil
Notificações de ofertas de aplicativos de lojas são os que mais estimulam às compras por impulso na internet, aponta estudo CNDL/SPC Brasil
quarta-feira, 24 de janeiro de 2024
27% dos consumidores usaram nome de outras pessoas emprestado para fazer compras, aponta CNDL/SPC Brasil
27% dos consumidores usaram nome de outras pessoas emprestado para fazer compras, aponta CNDL/SPC Brasil
sexta-feira, 29 de dezembro de 2023
Governo da Bahia anuncia Parcelamento do ICMS de Dezembro em duas parcelas
Governo da Bahia anuncia Parcelamento do ICMS de Dezembro em duas parcelas

Convenção dos Comerciários | Feriados | Agenda | Lista Telefônica
Copyright 2011 © CDL Euclides da Cunha - Todos os direitos reservados